sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Especialistas reúnem-se para acertar melhor forma de contar o tempo


A reunião acontece numa altura em que alguns dizem que o processo de retirar um segundo por ano ao tempo para compensar o atraso na rotação da terra não é prático.
Meia centena de especialistas vão reunir-se em Londres para tentar chegar a acordo sobre a forma mais adequada de contar o tempo e evitar atrasos ou adiantamentos.
Esta reunião que junta astrofísicos e engenheiros acontece numa altura em que se pensa que a retirada de um segundo por ano ao tempo para compensar o atraso na rotação da terra, algo que é feito desde 1972, não é um processo prático e é mesmo problemático.
Estes segundos são descontados no relógico atómico que marca o Tempo Universal Coordenado, em Paris, mas nem sempre as máquinas fazem este acerto ao mesmo tempo, o que gera problemas na gestão de satélites, operações financeiras, entre outros.
Há quem diga que tudo vai mudar na forma como se vai passar a contar o tempo, contudo, ninguém avança com uma solução concreta que poderia vir a ser assumida na Cimeira da Hora, marcada para Janeiro, em Genebra.
(By tsf)

Sem comentários:

Enviar um comentário